São Paulo 458 anos, eu estava lá. De repente, surge uma
imensidão de lambretas, vespas, motonetas, como preferir. E naquele momento só
tive um desejo: "Uma lambreta, eu quero!"
Depois da 2º GM Ferdinando Innocenti precisava reconstruir sua fábrica para não perder o seu material que tinha sido muito útil durante a guerra. Viu então a necessidade de criar um meio barato e seguro para o transporte da população italiana. Surgiu então a Lambretta, construída na cidade de Lambratte em Milão.
Já no Brasil, a Lambretta foi a primeira fábrica de veículos, vindo antes mesmo da indústria automobilística.
No Rio, a fábrica responsável produzia as Vespas, que curiosamente recebe esse nome por uma analogia com o zumbido do inseto e o ruído do motor.
Foi nos anos 70 que as famosas motonetas perderam a força, já que começavam a surgir as primeiras importações japonesas. Nos anos 90, as vespas passaram a ganhar releitura e hoje conhecemos as famosas Scooters.
O difícil de manter um veículo antigo como essa é a questão de restauração e manutenção, já que é difícil encontrar as peças.
Por serem práticas e facilmente manipuláveis no trânsito, aquilo que era uma diversão, virou instrumento de trabalho. Com essa evolução, a uma mudança também no comportamento do público, que deixou de usar jaquetas de couro, e passou a usar paletós.