Conhecido como o ilustrador das divas brasileiras, Benício marcou toda uma geração com os seus desenhos, geralmente mulheres com traços curvilíneos e sedutores, tendo como influenciador o americano Norman Rockwell.
Sua arte esteve presente na publicidade, atuando nas principais agências do Brasil e trabalhando para grandes marcas como Banco do Brasil e Coca-Cola. Seu trabalho ainda continua: recentemente, desenvolveu suas ilustrações para a Brastemp e para a Picadilly, ambas realizadas em 2007.
Entre os filmes que ilustrou encontram-se Dona Flor e Seus Dois Maridos, Beijo no Asfalto e mais de 30 cartazes para a série Os Trapalhões.
Trabalhando sempre com esse lado erótico, o artista precisava se policiar muito. Ele desafiava os padrões morais da época e vivia em plena ditadura militar, onde predominada a censura no país, principalmente em relação à nudez.
É importante destacar que a técnica do artista. Em tempos que não havia photoshop, o guache era o seu melhor amigo e era preciso um trabalho minucioso para um bom projeto gráfico.
E assim, com mais de 50 anos de carreira Benício continua ativo em suas ilustrações e seduzindo através de seus traços.
Texto postado originalmente no blog Artilharia Cultural por @menteflutuante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário