Por que Pin-Up tem tatuagem?
17:14:00
Isso não é uma regra, mas sabemos que há uma ligação entre o termo pin-up e tatuagem, principalmente, quando trata-se de desenhos old school.
A dúvida surgiu quando um amigo fotógrafo fez um ensaio pin-up em um salão vintage e a questão pairou no ar. "Sabemos que muitas têm. Mas, qual a origem de tudo isso?". Conversamos sobre esse assunto e decidimos ir um tanto mais a fundo. Aqui no blog, já fiz alguns posts que abordam temáticas parecidas e que pode nos dar algumas introduções, como O que é Pin-Up, Tipos de Pin-Up e Pin-Ups Clássicas X Pin-Ups Modernas. Mas agora a questão é: Por que pin-up tem tatuagem?
O estilo de tatuagem old school é o favorito entre as garotas que curtem o estilo pin-up. Tatuar cerejas, âncoras, andorinhas, laços, adagas, corações estão entre outros são os desenhos mais desejados. Isso porque o estilo old school é um estilo clássico dos anos 50, muito utilizado por marinheiros e rebeldes que gostavam de registrar em si símbolos simples, mas que tivessem grande representação, veja mais aqui, como forma de demonstrar sua personalidade. Época essa em que também houve a explosão do Rock'n'Roll.
Entre os grandes tatuadores dessa época, está o Sailor Jerry, conhecido como o pai da tatuagem old school.
Como sabemos, a maioria das garotas que curtem a cultura vintage e retrô, tem uma certa paixão pelos anos 50, então esse tipo de tatuagem acabou sendo adotado, assim como as roupas, músicas, penteados e decoração como forma de releitura daquela época e por isso, acabamos sempre vendo garotas que amam esse estilo com alguma tatuagem que possam representá-la como amante de tal cultura.
Aqui no blog, já falei de algumas mulheres tatuadas em uma época em que tatuagem não era tão popularizada como: Cindy Ray, Betty Broadbent e Nora Hildbrandt. Entre as modernas, os destaques vão para a Sabina Kelley, Micheline Pitt e Masuimi Max.
Para finalizar, apenas lembrando que não é porque você gosta do estilo pin-up que você deve fazer uma tatuagem e nem sempre ter uma tatuagem old school, caracteriza você como tal. O importante é você se sentir bem e ser você mesmo, tendo tatuagem ou não.
E você, sabe um pouco mais sobre a origem de tudo isso? Você é pin-up e tem tatuagem? Comente aqui no blog falando sobre você e sua tatuagem.
27 comentários
Adorei... gosto muito das pesquisas que você faz, demonstra muito dedicação. Eu adoro Tatuagem, só tenho uma minúscula cerejinha, que por sinal ta precisando retocar. amo póa, cerejas,saias godê, ou saia lápis...acho que posso dizer que sim sou uma pin up. e amo. <3
ResponderExcluirObrigada Vivi. De fato, foi necessário algumas horinhas para finalizar esse post. Tem que pesquisar muito mesmo, ler muita coisa e às vezes ainda acabo deixando passar algumas coisas. De qualquer maneira, adorei seu comentário e saber um pouco mais sobre você também.
ExcluirOii Daise! Tudo bem?
ResponderExcluirUma vez li uma matéria de uma jornalista gringa falando sobre os "Cinquentistas Tradicionais" e os modernos. Acho que relata de forma interessante a diferença que estes dois pólos tem, ao mesmo tempo que compartilham em comum o amor pelos anos 50. Acredito que o "boom" das tattoos em pinups veio com o neo-rockabilly e todas essas referências que vc destacou, como o próprio Sailor Jerry... Aliás, já viu o documentário sobre ele? Quero postar no blog depois... Dê uma olhada depois (tem no youtube) é bem bacana =)
Bjo!
Xavier
www.lamatinee.com
Oiii
ExcluirJá fiz um post aqui no blog também, falando um pouco sobre a diferença entre o clássico e o moderno, porém, mais focada nas pin-ups também. Mas, gostaria de ver essa matéria também, você lembra onde viu?
Quanto ao documentário já falei dele aqui no blog também, mas na época, tinha apenas o trailler disponível no Youtube, vou pesquisar.
Obrigada pelas dicas =)
Oi Daise!
ExcluirTinha guardado nos favoritos =P Eu ia fazer um post, mas acabei nem fazendo, rs.
Segue: http://denimhunters.com/history/jeanswear/rockabillyculture
Obrigada pela visita lá no blog!
Bjs
Super obrigada!
ExcluirAmei o post, Daise! Eu tenho vontade de cobrir meus braços com tatuagens :)
ResponderExcluirbeijos
Acho muito a sua cara Marcela. E ainda continuaria meiga como ela http://thrintagecats.tumblr.com/
ExcluirGostei muito do post!!!!
ResponderExcluirGosto muito de tattoos, mas acho as das pin-ups meio exageradas.
Sou mais "tímida" e não-ousada nesse sentido..
Beijos <3
Está certa Iza, o importante é fazer tattoos que você goste e se sinta bem com elas
ExcluirNão me considero pin up porém tenho referências vintage/retrô bem forte no meu estilo.É engraçado porque ao mesmo tempo que me conheci e me descobri nesse mundo vintage/retrô, junto venho a paixão por tatuagem old school. Antes dessa descoberta eu já tinha duas tatuagens, que hoje eu as chamo de ''neutras'' haha, foram dois desenhos que me representam mas não pertencem a estilo algum. Depois disso, eu só fiz tatuagem old school, e me sinto mais bem representada, é uma paixão.
ResponderExcluirGrande beijo
umanoitemparis.blogspot.com
O legal é que você têm essa essência em você, que não têm apenas o desenho, mas se identifica com o estilo.
ExcluirOlá Daise, tudo bem? Gostei muito do post, afinal gosto muito de pinu-ps, mesmo não seguindo o estilo de vestir, meu estilo é outro. Mas coisas que eu visto de vez em quando que remete os anos 50 são as saias de bolinhas, adoro! Tenho uma tattoo de cigana, o estilo dela é new traditional e old school. :)
ResponderExcluirhttp://lilithstyleandbeauty.blogspot.com.br/
Oi Mayara, obrigada e bem-vinda. Entrei no seu blog e vi a tatuagem. Achei linda.
ExcluirAdorei, adorei, adorei! Tanta fotografia bonita :) Ainda não tenho nenhuma tatuagem, ainda não ganhei coragem. Mas quero fazer um dia :D ***
ResponderExcluirImagino que algo com referências náuticas ficará lindo em você;
ExcluirEntão, é isso!
ResponderExcluirSempre achei muito estranho que todas as "pinups" atuais que eu encontro têm um monte de tatuagens, além de piercings e alargadores... Eu, que sou louca pelos anos 50 e gosto de usar um estilo vintage, nunca entendi isso, pois sempre achei que tatuagens, piercings e alargadores eram coisas modernas de mais, totalmente opostas ao intuito original...
Finalmente, acho que entendi. Obrigada :-)
Bjs
Http://www.msmarydee.net
Ah que demais Mary, fico feliz que tenha gostado. Acho que todos nós sempre paramos para pensar um pouco sobre isso na verdade e nunca chegamos muito numa resposta.
ExcluirPrimeiro de tudo Daise: meus parabéns! Seu blog é lindo, bem feito e dá pra ver o seu esforço nele! Aí assim, eu amo tatuagens, amo rock antigo e amo maquiagem...acabou que quase sem querer fui parar nessa de "Pin-Up". Um estilo lindo, feminino que demonstra a força e a beleza da mulher, mas sem essa vulgaridade que a gente vê facilmente hoje em dia. Mais que isso, um conjunto de belos conceitos, por que quando você pensa no quanto essas mulheres eram determinadas e corajosas nas suas atitudes...meu, é incrível! Fora todo esse ambiente gostoso dos anos 40 e 50, as músicas maravilhosas...muito fácil de se apaixonar por tudo isso!
ResponderExcluirOi Jessy, seja bem vinda ao blog e muito obrigada pelo comentário.
ExcluirFico feliz que tenha gostado do blog e ainda mais que tenha tido essa percepção positiva. Esse é um universo que gosto muito e sou encantada, o que talvez acaba refletindo mesmo quando eu escrevo.
Espero que você visite o blog mais vezes e também comente sempre :)
parabens.......amei o blog
ResponderExcluirObrigada Janaina :)
ExcluirEu amo tatuagens, e pra mim toda Pin Up tem que ter pelo menos uma rsrsrs, por enquanto só fiz uma minuscula, estou caminhado para a segunda, tenho 33 anos e digo pro meu esposo que quero chegar aos 40 com os braços cheios de tattoo rsrs vamos ver... Ótima matéria Daise adoro seu blog! ;)
ResponderExcluirArrasa Andy, capricha nas tattoos hehe
ExcluirO interessante é que acham que todas tem, mas as modernas tem. As originais, atrizes e modelos não tinham. Era muito raro, porque a maioria que curtia Rock`n`roll era adolescente e os pais não iriam deixar marcar o corpo. Depois de Brian Setzer ficou comum entre os fãs rockabillys.
ResponderExcluirHoje é quase obrigatório (Já me perguntaram o porquê de não ter nenhuma)kkk.
Sim Michelle, as tatuagens são algo realmente das pin-ups modernas.
ExcluirAs originais: Bete Page, Wanda Jackson , Betty Grande,arilyn Monroe, Ava Gardner, Audrey Hepburn não tinham. Era muito raro uma moça com uma, e mesmo rapazes. Só marinheiros e quem puxou cadeia. Já hoje em dia as Pin UPS modernas fazem de âncora, cereja, microfone etc.
ResponderExcluir