Antiga formação da banda Grilos Barulhentos |
No mês de março, o jornalista Eduardo Molinar, lançou o livro que vem sendo esperado há mais de um ano pelos rockers brasileiros, o Rockabilly Brasil. O livro, que faz parte do projeto de conclusão de curso do autor, faz um panorama sobre a cena rocker no pais, desde os anos 80, quando o movimento teve seu auge no país, até os dias de hoje.
Lançado inicialmente na sua cidade natal de Santa Maria, o livro também foi lançado em outras cidades, entre elas: São Paulo (SP), Mauá (SP), São Caetano do Sul (SP), Sapucaia do Sul (RS) e Porto Alegre (RS), mas pode ser adquirido por pessoas de qualquer região do país.
No lançamento do livro "Rockabilly Brasil" no Rockerama Club. |
O livro apresenta fatos e relatos por meio de depoimentos de quem realmente viveu o movimento, principalmente entre as décadas de 80 e 90, entre eles, artistas internacionais como Levi Dexter, da banda Levi and the Rockats, e Tim Polecat, da banda The Polecats, ambas bandas famosas na década de 1980. Os depoimentos internacionais servem de parâmetro e embasamento para uma contextualização geral do livro.
O destaque vai para histórias de pessoas e bandas que fizeram crescer o movimento no Brasil, como Eddy Teddy e a lendária banda Coke Luxe, a primeira banda de rockabiily do país; as gangues Ratz, Rebels 50’s, Ases do Rock’n’Roll, General Boys e The Dogs 1954, e inclusive, as gangues compostas apenas por mulheres como Betty Boops e Simples Dolls, entre outros nomes da cena.
O livro tenta ser fiel aos fatos, construindo uma narrativa em que seja possível perceber o crescimento do movimento por meio de bandas, gangues e simpatizantes em uma época com escassez e difícil acesso a informação.
Matéria sobre as tribos urbanas com destaque para os Rockers (Revista Manchete, 1991) |
Para aqueles que dizem amar os anos 50, o livro é um verdadeiro revival dessa década nos anos 80 no Brasil e um verdadeiro aprendizado para saber quem foram as primeiras pessoas a encabeçarem o movimento no país e quem são aqueles que mantém a cultura viva nos dias de hoje. Apesar de muitas brigas, também houve muita cumplicidade daqueles que acreditavam que a união faziam a força.
Foto interna do livro tirada por leitora. |
Em tempos de internet com informações fragmentadas em que tudo posso ser perdido ou excluído facilmente, o livro fez um"apanhado" geral da história do rockabilly no Brasil, dando voz a todos aqueles que acreditam ou fizeram parte do movimento de alguma forma, tentando eternizar de maneira palpável essas memórias.
O projeto do livro é uma produção independente, não teve nenhum apoio de editoras, mas mesmo assim tem ganhado bastante destaque na mídia, inclusive, na revista Rolling Stone e no blog Brasil no Mundo da revista Exame.
Quem quiser adquirí-lo, ele está sendo vendido por R$ 35 e pode ser solicitado via inbox da Página Oficial.